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3 ferramentas recém-lançadas no mercado para turbinar as vendas do seu e-commerce

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As lojas virtuais se destacaram nos últimos anos e hoje são opções para pessoas que buscam investir em um novo negócio ou completar renda. Estima-se que o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões. O ano pode registrar também mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, mostrando um bom momento para o segmento, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

 

Mas para atender a demanda de clientes e driblar a concorrência, os empreendedores digitais devem montar infraestruturas matadoras. Para isso, algumas ferramentas prometem turbinar ao máximo a sua loja virtual, garantindo mais vendas e um bom relacionamento com seus clientes.

 

“Ao abrir um e-commerce o lojista deve apostar em ferramentas e extensões que irão ajudá-lo com a gestão e rotina da loja. Existem inúmeras tecnologias que podem ajudar e o tempo todo são lançadas novas opções no mercado”, explica Breno Nogueira, especialista em comércio eletrônico e CEO da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma de criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 600 mil lojas criadas.

 

O especialista listou 3 ferramentas recentes no mercado para turbinar as vendas do seu e-commerce.

 

Instagram Shopping: vitrines virtuais para vender mais

 

O Instagram possui também 15 milhões de perfis comerciais e 80% dos usuários seguem algum negócio espontaneamente, sendo uma ferramenta estratégica para milhares de empresas que trabalham diretamente com vendas pela internet – forte canal de divulgação e até mesmo de relacionamento com o público-alvo.

 

Recentemente o Instagram liberou um novo recurso de compras online, que acontece diretamente no aplicativo. A nova funcionalidade permite que os varejistas divulguem fotos dos produtos com direito a preço e mais informações, além de outros itens relacionados. Os links levam o usuário direto às lojas oficiais, onde o cadastro pode ser feito e a transação de venda finalizada.

 

“Esse novo recurso é uma forma de impulsionar as vendas da loja virtual, já que é possível criar divulgações e ações promocionais e direcionar o consumidor para o site. Na Loja Integrada, por exemplo, os lojistas conseguem usar esse recurso sem custo, basta ter uma conta Business do Facebook”, explica Nogueira.

 

Chats e Chatbots: atendimento personalizado é sinônimo de fidelização

 

O uso de chats ou chatbots – programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas – em plataformas e nas lojas virtuais cresce a cada dia, se tornando uma das ferramentas de customer experience (CX) mais atraentes que tornam o atendimento mais ágil para os e-consumidores imediatistas, além de colaborar com a experiência e credibilidade do negócio para os usuários.

 

A ferramenta consegue automatizar e otimizar tarefas rotineiras como: informações sobre o status de um pedido, dar detalhes e tirar dúvidas de um produto, fornecer informações sobre descontos da loja e prazos de entrega, além de realizar outras tarefas que não dependem tanto da interação humana, permitindo que a empresa atenda seu cliente 24 horas por dias. “Já existem no mercado empresas que criam e fazem a integração de chatbots com as principais plataformas de e-commerce do país, de forma rápida e com ótimo custo benefício”.

 

Ferramentas para avaliações: cultive boas recomendações e você terá sempre clientes

 

Aproximadamente 90% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites ou comparam preços em lojas virtuais e 75% procuram informações dos produtos em fóruns ou blogs da internet. “Cada vez mais as pessoas querem opiniões sobre os produtos e por isso as avaliações influenciam diretamente na decisão de compra e são tão importantes para quem vende na internet. Todo lojista virtual deve investir em uma ferramenta para que ele possa mensurar como está a experiência do consumidor na sua loja”, pontua o especialista.

 

As ferramentas de avaliações e feedback não são tão novas no mercado, mas suas funções se atualizam o tempo todo e por isso é importante estar antenado. Elas ajudam a coletar informações de clientes e a fazer a gestão dos comentários realizados pelos consumidores e usuários. “Nos e-commercers, esses recursos são de extrema importância, já que no processo de decisão de compra, a busca por avaliações sobre o produto são unanimidade. Ao usar ferramentas de avaliações é possível, por exemplo, dar estrelas como satisfação ao site, enviar o comentário para amigos das redes sociais e incentivar a compra, entre outras ações. No mercado existem várias opções para integrar ao seu e-commerce, as mais conhecidas são: Trustvox e a YourViews”, finaliza.

 

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